fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Pai acusa hospital de negligência após morte da filha em tomografia

A família da estudante de 18 anos Petra dos Santos Heleno acusa o Hospital Vera Cruz, de Campinas (SP), de negligência, após a jovem ter morrido ao receber contraste de iodo em um exame de tomografia.

Nesta quarta-feira (18), o pai, Paulo Roberto Gomes Heleno, confirmou que relatou ao hospital sobre as alergias da filha e que, inclusive, ela entrou com uma pulseira identificando a restrição. A unidade de saúde chegou a informar que a família não tinha conhecimento sobre a alergia da menina ao iodo. Após os questionamentos do pai, disse que ainda não foi procurada novamente pela família e que não vai se posicionar.

“É uma negligência que trouxe a morte de uma família. Não é só a paciente que morreu. Nós estamos todos meio mortos com isso (…) Eu espero que a morte da minha filha não seja em vão”, afirma o pai.

Petra havia sido internada para fazer o exame após caroços aparecerem no pescoço e ter febre. Ela chegou a ser medicada por outros médicos com antibióticos antes de procurar o hospital, segundo o pai. Ao se consultar com um otorrinolaringologista do Vera Cruz, o especialista receitou a tomografia. Na sexta (13) ela foi internada para o exame, que só aconteceria no sábado (14).

“A gente colocou [na ficha] que ela tinha alergia a ácaros, poeira e pelo de cachorro. E que nós havíamos feito um exame e ela tinha apresentado um alto grau de alergias. Só que não aparecia alergia ao iodo, mas nós colocamos que ela tinha alergia, tanto que, quando ela entrou para o centro radiológico, ela entrou com uma pulseira no braço em vermelho escrito ‘alérgica'”, conta o pai.

Petra sofreu um choque anafilático após receber o contraste de iodo e chegou a ser encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas teve a morte cerebral confirmada na última segunda-feira (16).

O Hospital Vera Cruz informou, na segunda, que a jovem e a família não tinham o conhecimento de que ela era alérgica ao contraste iodado que seria usado no procedimento. Disse, ainda, que ao notar as primeiras reações de um possível choque anafilático, imediatamente a paciente foi socorrida por um especialista e transferida para uma unidade de tratamento intensivo (UTI) e submetida a todos os cuidados possíveis.

Pulseira indicava alergia
Apesar da indicação de alergia na ficha preenchida pela família, mesmo sem constar iodo, e da pulseira vermelha no braço direito, o pai questiona que o hospital não adotou nenhum procedimento diferente do habitual, como uma medida alternativa ou preventiva.

“Acho que a negligência do hospital está no momento em que, não se sabendo que era alérgica e apresentando um quadro de alergias, deveria ter sido adotado, por precaução, o mesmo procedimento de quem apresenta a declaração de ser alérgico. Existe essa possibilidade. Existe o contraste sem o iodo. Existem outras possibilidades que não foram levantadas”, revolta-se o pai.

Outras mortes suspeitas no hospital
Em janeiro de 2013, três pacientes morreram após exames de ressonância magnética no Hospital Vera Cruz. A investigação policial concluiu que as vítimas receberem por engano uma aplicação na veia da substância perfluorocarbono, que estava armazenada sem a devida identificação em frascos de soro fisiológico na clínica que funcionava dentro do hospital.

Entre os réus estão quatro médicos, sócios da clínica Ressonância Magnética Campinas (RMC) à época das mortes.

Os outros acusados são dois auxiliares de enfermagem, além de uma enfermeira. Todos foram denunciados pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O indiciamento da Polícia Civil foi por homicídio com dolo eventual – quando o risco é assumido -, mas a promotoria alterou a tipificação.

A auxiliar que preparou a solução com o produto errado não está entre os denunciados pelo Ministério Público à Justiça. De acordo com a promotoria, ela foi induzida ao erro.

O processo corre pela 1ª Vara Criminal e não há atualizações desde agosto. Desde março de 2014, a juíza Patrícia Suárez Pae Kim já interrogou os réus e ouviu pelo menos 27 testemunhas de defesa e acusação.

Fonte: http://g1.globo.com/
Foto: kanegen, via Flicrk