fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Estresse e pressão em emergências de hospitais pode provocar erro médico

A quinta reportagem da série Paciente em Risco, exibida quarta-feira (9/6), pelo Jornal da Record, mostrou que boa parte dos erros médicos acontecem justamente nas emergências dos hospitais, quando os profissionais têm que lidar com a pressão e o estresse para atender os pacientes. A junção deste cenário com profissionais em começo de carreira resultam em enganos que podem atrasar tratamentos, causar sequelas e custar caro.

Para ver a reportagem, clique aqui.

De acordo com levantamento inédito foi feito Anadem, a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética, aumentou 1600% o número de processos judiciais tramitando no Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre suposto erro médico, entre 2000 e 2012, e já passa de 600 mil o número de ações tramitando sobre direito de saúde em varas de todo o país, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As demandas judiciais sobre saúde cresceram, em média, 350% em todos os tribunais estaduais. Os números foram coletados nos sites dos Tribunais de Justiça Estaduais e do STJ entre 2000 e 2015. “Isso demonstra que o aumento da quantidade de processos não tem sido absorvido pela justiça brasileira”, afirma o presidente da Anadem, advogado Raul Canal.

Conforme a entidade, que atua há 17 anos na defesa de profissionais acusados de suposto erro médico (www.anadem.org.br), 7% dos profissionais brasileiros em atividade respondem a processos indenizatórios.

Informações: (61) 3213.2121 / [email protected] / www.anadem.org.br

Tags: Erro Médico ; Raul Canal ; Raul Canal e Advogados Associados ; Jornal da Record ; Superior Tribunal de Justiça ; Conselho Nacional de Justiça ; Anadem ; direito médico ; Anadem ; paciente em risco ;