fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Conselheiro jurídico da Anadem profere palestra em Congresso de Traumatologia

O conselheiro jurídico da Anadem, Thiago De Caro, proferiu palestra nesta sexta-feira (26/8) durante o 12º Congresso Catarinense de Ortopedia e Traumatologia, que acontece em Joinville (SC) e se encerra neste sábado (27/8). O encontro ocorre de forma conjunta com o 12º Encontro Catarinense de Cirurgia da Coluna e a 5ª Jornada de Cirurgias do Ombro e Cotovelo do Cone Sul.

Leia mais: Livro do presidente da Anadem é lançado neste sábado na Bienal de SP

Ouça o podcast: Erro médico: 57% dos processos judiciais são improcedentes

Promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Santa Catarina, o congresso discute temas científicos a respeito de diversas patologias, entre elas a que atingem coluna, joelho e pescoço, além de questões jurídicas relativas ao exercício profissional.

Representando no evento o presidente da Anadem, Dr. Raul Canal, De Caro abordou em sua apresentação o tema “Judicialização da Saúde e Gestão do Risco Legal na Medicina”.

De Caro 2
Thiago De Caro no stand da Anadem

“Falei sobre as principais estatísticas levantadas pela Anadem, sobre ações movidas por pacientes contra os profissionais no exercício da Medicina, além de abordar quais são as principais causas que levam à judicialização na área da saúde e as atitudes que os médicos devem tomar para se precaver”, relatou.

De acordo com levantamento feito pela Anadem, o número de processos judiciais tramitando no Superior Tribunal de Justiça sobre suposto erro médico aumentou 1600% entre 2000 e 2012. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, mais de 600 mil processos versando sobre o tema Direito da Saúde tramitam atualmente na justiça brasileira.

As informações constam do livro “O Pensamento Jurisprudencial Brasileiro no Terceiro Milênio sobre Erro Médico”, de autoria do presidente da Anadem, Raul Canal, lançado neste sábado (27/8), às 16h, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A tarde de autógrafos acontece no stand da livraria Loyola (stand 59, rua L), no Pavilhão do Anhembi, zona norte de São Paulo.