fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Nasce primeiro filho de ‘três pessoas’ como alternativa à infertilidade

Caso se soma a procedimento semelhante feito no México no ano passado

 

Por O Globo

 

Um casal infértil deu luz a um bebê gerado por fertilização in vitro com material genético de três pessoas, no início do mês, na Ucrânia. Médicos que participaram do procedimento afirmam que a criança é o primeiro “filho” de três pessoas do mundo gerado como alternativa a problemas de infertilidade. No ano passado, porém, foi documentado caso semelhante no México: o nascimento do primeiro bebê com DNA de três pessoas, que precisou passar pelo tratamento por outro problema, uma doença genética em uma organela celular da mãe.

A equipe médica, baseada na capital ucraniana de Kiev, fertilizou o óvulo da mãe com o esperma do pai. Em seguida, este material fecundado foi transferido para um óvulo de uma doadora. Assim, a criança tem grande parte do DNA dos pais, com uma pequena quantidade de material genético da doadora.

Médicos que se pronunciaram sobre o feito classificaram a técnica, chamada de “transferência pronuclear”, como altamente experimental.

Valery Zukin, que liderou a equipe em Kiev, afirmou que a expectativa que o procedimento desse certo era parcial. O casal ucraniano não foi capaz de conceber usando tratamentos de vertilização in vitro tradicionais. Zukin acrescentou que um outro paciente, em situação semelhante, deve dar a luz em março.

O Reino Unido é o único país que dispõe de uma lei que permite a fertilização in vitro com material de três pessoas, no caso de doenças mitocondriais — situação da família que passou pelo procedimento no México. No entanto, o Reino Unido ainda não registrou nenhum tratamento do tipo.

 

Foto: Genya Savilov/AFP