fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Riscos não impedem jovens de fazer bronzeamento artificial nos EUA, diz estudo

Câmaras de bronzeamento artificial estão proibidas no Brasil. Nos EUA, muitos recorrem à prática.

 

Por G1

 

Saber que a prática de bronzeamento artificial pode elevar o risco de câncer de pele e envelhecimento precoce não impede jovens americanas de adotar a prática. Esta é a conclusão de um estudo feito na Indiana University–Purdue University Indianapolis e publicado este mês na revista especializada “Journal of Dermatological Science”.

Para o estudo, 629 jovens universitárias com idades de 18 a 30 anos responderam a um questionário sobre hábitos de bronzeamento artificial e sobre riscos relacionados à prática.

De acordo com o levantamento, 99,4% das jovens concordaram com a afirmação de que o hábito de se bronzear pode provocar problemas na pele como envelhecimento precoce e câncer de pele. Além disso, 78,7% discordaram da afirmação de que o bronzeamento artificial é seguro ou mais seguro do que o bronzeamento natural. Ainda assim, 69,1% disseram que gostam da prática de bronzeamento mesmo sabendo que ela pode fazer mal para a pele.

O bronzeamento artificial expõe os usuários à radiação ultravioleta, fator de risco conhecido para o envelhecimento prematuro da pele e também para câncer de pele. A análise conjunta de vários estudos sobre o tema mostrou que pessoas que já se submeteram ao bronzeamento artificial têm um risco 25% maior de desenvolverem melanoma.

Nos Estados Unidos, a prática é muito comum. Segundo os pesquisadores, jovens que têm membros da família ou amigos que praticam o bronzeamento artificial têm mais chance de aderir ao hábito. No Brasil, a Anvisa proibiu o uso de câmaras de bronzeamento artificial em 2009.

 

Foto: Divulgação