fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Brasil tem mais de mil casos suspeitos de febre amarela

Minas Gerais concentra 87% dos casos com 158 doentes confirmados

 

Por Otávio Augusto
do Diário de Pernambuco

 

A mais recente atualização dos casos de febre amarela revela um cenário pessimista no país. O Ministério da Saúde, baseado em dados das secretarias estaduais de saúde, contabilizou 1.006 casos suspeitos, sendo que 180 já receberam a confirmação. Outros 751 ainda aguardam resultados de exames para comprovar a infecção pelo vírus.

Minas Gerais, até esta segunda-feira (6/2), concentra 87% dos casos com 158 doentes confirmados. Já no Espírito Santo são 18. Lá, o maior temor é que a doença se dissemine pela capital Vitória — distante apenas 100km da área mais atingida. Bahia, São Paulo e Tocantins também registraram casos. Pelo menos 65 pessoas morreram e outros 89 óbitos ainda passam por investigação.

 

Imunização

Desde o início do ano, o Ministério da Saúde tem enviado doses extras da vacina contra a febre amarela aos estados que estão registrando casos suspeitos da doença, além de outros localizados na divisa com áreas que tenham notificado casos.

No total, 9,3 milhões de doses extras foram enviadas para cinco estados: Minas Gerais (4,5 milhões), Espírito Santo (2 milhões), São Paulo (1,2 milhão), Bahia (900 mil) e Rio de Janeiro (700 mil). “O quantitativo é um adicional às doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, enviadas mensalmente aos estados”, destaca a pasta, em boletim divulgado hoje.

O governo mineiro, por exemplo, distribuiu 2 milhões de doses da vacina nos municípios de Governador Valadares, Diamantina, Manhumirim, Teófilo Otoni e Coronel Fabriciano. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais promete abrir 154 leitos extras para atendimento dos casos de febre amarela, sendo 110 clínicos, 30 leitos de UTI, e 14 leitos semi-Intensivos. O estado gastou R$ 26 milhões para conter o surto.

 

Foto: Osnei Restio/Prefeitura de Nova Odessa