Cientistas acham células ‘culpadas’ pela calvície e fios brancos

Proteínas presentes nos folículos capilares podem ser a chave para se combater a queda e descoloração dos fios

Por Veja Online

Pesquisadores americanos descobriram quais células são responsáveis pela calvície e por deixar os fios de cabelos brancos. O estudo, publicado nesta sexta feira na revista científica Genes & Development, descreve o mecanismo com o qual as células percursoras das proteínas KROX20, associada ao desenvolvimento dos nervos, e ‘fator célula tronco’ (SCF, na sigla em inglês) produzem fios de cabelo nos folículos capilares e os colorem, respectivamente. Com a descoberta, os cientistas esperam desenvolver compostos que possam corrigir a calvície e o branqueamento dos fios.

A descoberta aconteceu por acidente, quando cientistas do Southwestern Medical Center, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, tentavam identificar como a neurofibromatose tipo I, uma rara doença genética, pode causar tumores nos nervos. Ao manipular a proteína KROX20, ligada à patologia, em ratos, os pesquisadores verificaram que ela também está associada à produção de pelos. A substância ativa as células da pele responsáveis pelo nascimento dos fios que, por sua vez, também produzem a SCF, essencial para a pigmentação capilar.

Em um experimento do estudo, o gene responsável pela produção de SCF foi deletado nos roedores e, como resultado, a pelagem do animal ficou branca. Já quando as células produtoras de KROX20 foram deletadas, nenhum pelo nasceu e os animais ficaram pelados. Os pesquisadores também concluíram que se as células produtoras de KROX20 e SCF estiverem funcionando, elas interagem com os melantócitos – células produtoras de melanina, que pigmentam os fios, e produzem cabelos ‘coloridos’.

Já se sabia que células tronco contidas em áreas de folículos capilares estavam envolvidas na fabricação e pigmentação dos cabelos. No entanto, o que acontece com essas células nos folículos e quais delas produzem o SCF era desconhecido. Além de descreverem esse processo, os cientistas também descobriram quais células produzem a proteína KROX20.

“Com este conhecimento, esperamos no futuro para criar um composto tópico ou um mecanismo que leve o gene necessário para os folículos capilares, de modo a corrigir a calvície e o branqueamento dos fios”, disse o dermatologista Lu Le, do Southwestern Medical Center, um dos autores do estudo.

Foto: iStock/Getty Images