fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Encontro de Direito Médico em Rondônia vai debater ética, direitos e responsabilidade

Evento terá palestras que tratam das sucessivas demandas contra médicos, má formação e perda da intangibilidade dos profissionais; na foto: Cândido Ocampo, coordenador do evento

 

Organizado pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, associado à Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), o VII Encontro de Direito Médico de Rondônia acontece no dia 13 de setembro, a partir das 14h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, em Porto Velho. Urgente e inadiável, a postura ética e a inserção de profissionais e acadêmicos de medicina no conhecimento de seus direitos e obrigações são assuntos que serão debatidos no evento.

O temário desse encontro contempla palestras que tratam de assuntos debatidos atualmente, entre eles as sucessivas demandas contra médicos; má formação e perda da intangibilidade desses profissionais. Para o advogado e coordenador do evento, Cândido Ocampo, o segundo item não é exclusivo da medicina, mas fruto da deterioração estrutural do ensino superior no País. Ele destaca a colaboração do Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado, da Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, da Anadem, da Faculdade São Lucas e do Hospital Hosp-Cor para a realização do encontro.

“Sem o inestimável apoio dessas renomadas instituições, não seria possível a realização do encontro, que tem como escopo despertar na sociedade e, principalmente, nos profissionais e acadêmicos de medicina de Rondônia, a necessidade de os mesmos conhecerem seus direitos e obrigações, fator indispensável para uma carreira profissional promissora”, disse.

Cândido Ocampo lembra que, “até pouco tempo, o médico guardava a aura de intocável, incapaz de errar, recebendo das pessoas em geral um respeito quase reverencial”. Contudo, pontua, “há alguns anos o mesmo foi tirado do altar pela própria sociedade que o venerava, transformando-o em um profissional como os demais, sujeito a falhas e desacertos; porém, com um gravame: como o médico lida com os valores mais nobres do ser humano – vida e integridade física – há uma cobrança superlativa de todos, que não aceitam e não toleram erros desses profissionais”. Ou seja, sentencia o advogado, “em pouco tempo, talvez uma ou duas décadas, os médicos saíram de uma posição de intangibilidade para a berlinda”.

O coordenador do VII Encontro de Direito Médico de Rondônia ressalta ainda que justamente em razão desse ambiente de vigilância em que a medicina é exercida, eventos dessa natureza são importantes, como colaboração para que, tanto os médicos quanto os futuros profissionais, se conscientizem de seus deveres éticos e jurídicos perante seus pacientes e a sociedade em geral saiba exercer seus direitos com serenidade e conhecimento de causa, porém sem leviandade e sensacionalismo, exageros que, muitas das vezes, pode manchar irremediavelmente a honra de um profissional.

Por todas as razões acima, as palestras do encontro irão dar ênfase ao exercício da medicina no serviço público, onde, não raro, as estruturas hospitalares são precárias e/ou insuficientes para uma satisfatória prestação de serviços, em que pese também abordarem os desdobramentos éticos e jurídicos da relação médico-paciente também no setor privado.

Mais informações e inscrição (gratuita) no site www.direitomedicorondonia.com