fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Número de órgãos e tecidos transportados por companhias aéreas sobe 9% em 2017

Mesmo com contabilização de dados até outubro deste ano, empresas aéreas levaram mais órgãos e tecidos que todo o ano de 2016

 

Por G1

O número de órgãos e tecidos transportados por companhias aéreas até outubro deste ano já ultrapassou todo o período de 2016. Foram levados 4.200 itens, de acordo com o Ministério da Saúde, contra 3.847 no ano passado. A alta é de 9,1%.

Os números são do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), vinculado ao ministério. Participam do transporte as empresas Latam, Avianca, Gol, Azul e Passaredo. Desde 2011, um termo de cooperação com a Secretaria Nacional de Aviação do Ministério dos Transportes garante que os órgãos e tecidos sejam levados até os pacientes.

De acordo com o ministério da saúde, esse acordo foi renovado nesta quinta-feira. As empresas também levam equipes médicas e sangue. Os aeroportos pagam os custos das taxas de embarque.

Números da FAB
A Força Áerea Brasileira (FAB) também faz parte da força-tarefa. Foram levados 199 órgãos e tecidos neste ano – só é utilizado esse serviço quando as empresas estão sem voos para atender às emergências.

Foto: Elio Sales/SAC-PR/Reprodução)