fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Governo de MG confirma novas mortes por febre amarela na Zona da Mata

Estado contabiliza 183 casos, com 76 óbitos; pelo menos 21 mortes pela doença estão em cidades da região

Por Rafael Antunes, G1 Zona da Mata

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgou na tarde desta quinta-feira (15) o mais recente Boletim Epidemiológico da Febre Amarela. Constam nele a confirmação de nove novos óbitos em cidades da Zona da Mata pela doença, em comparação com o último levantamento, do dia 6 deste mês.

Em todo o Estado, o número de mortes por febre amarela subiu de 61 para 76. Outros 107 pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado estão internados com a doença ou tiveram alta, elevando o número total de casos para 183. Outros 404 casos seguem sob investigação.

De acordo com os dados mais recentes, Piau teve dois óbitos, Rio Preto, que já contabilizava duas mortes, teve mais uma, e as cidades de Belmiro Braga, Bicas, Matias Barbosa, Santa Rita do Jacutinga, Simão Pereira e Santo Antônio do Aventureiro registraram seus primeiros óbitos pela doença.

Algumas dessas cidades já haviam informado, através das prefeituras, as mortes, no entanto, elas ainda não figuravam no boletim oficial da SES-MG. Antes do relatório desta quinta, Juiz de Fora já registrava oficialmente três óbitos; Rio Preto, dois e Santos Dumont, Rio Novo, Maripá de Minas e Ervália, um cada.

Desde o dia 2 de fevereiro, o G1 insiste com a Prefeitura de Juiz de Fora para a divulgação de um balanço de casos de pacientes que chegam à cidade para tratamento. Isso porque o município é referência regional em casos suspeitos de febre amarela e também porque, recentemente, os hospitais locais pararam de divulgar informações sobre atendimentos, sejam eles suspeitos ou confirmados, de pacientes da cidade e da região.

Ainda não foram publicados no Boletim Epidemiológico os casos de mortes por febre amarela anunciadas pela Prefeitura de Barbacena, no Campo das Vertentes, onde cinco pacientes já foram a óbito nas últimas semanas, segundo o Executivo.

Letalidade da doença
De acordo com a SES-MG, do total de casos confirmados em Minas Gerais, 167 (91,3%) se referem a pacientes do sexo masculino, e 16 (8,7%) do sexo feminino. Já entre as vítimas que morreram, apenas três eram do sexo feminino.

Até o momento, não há relato de vacinação para a febre amarela entre os casos confirmados. A média de idade dos pacientes é de 48 anos – o mais novo tem 3 anos, e o mais velho, 88. A letalidade da doença é de aproximadamente 41,5%.

Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados.

Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz