fbpx

Overdoses de opioides aumentam 30% em um ano nos EUA

Aumento afeta homens e mulheres de todas as idades e em todo o país, segundo autoridades. Informe não indica se número de mortes por uso excessivo de drogas como heroína, fentanil e analgésicos também cresceu


Por France Presse

epidemia de opioides nos Estados Unidos está se acelerando, com um aumento de 30% das visitas a salas de emergências de hospitais por overdose de drogas como heroína, fentanil e analgésicos entre 2016 e 2017, disseram nesta terça-feira (6) autoridades americanas.

Foram observados aumentos substanciais nas overdoses em todo o país, segundo um informe publicado pelos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

“Muito antes de recebermos os dados das certidões de óbito, os dados das emergências indicam aumentos alarmantes nas overdoses de opioides”, disse a diretora dos CDC, Anne Schuchat.

“Esta rápida epidemia afeta tanto homens como mulheres, e pessoas de todas as idades. Não respeita fronteiras de estados ou condados e continua aumentando em todas as regiões dos Estados Unidos”, acrescentou.

Segundo o relatório, de julho de 2016 a setembro de 2017, um total de 142.557 visitas a salas de emergências se deveram a supostas overdoses de opioides.

Comparando o terceiro trimestre de 2016 com o mesmo período de 2017, os pesquisadores encontraram um aumento de 29,7% nas visitas a urgências devido aos opioides.

O informe não analisou se as mortes por este motivo também aumentaram durante o período estudado, já que os dados de certidões de óbito costumam demorar mais a ser reunidos.

Contudo, 63.632 pessoas morreram por overdoses de drogas em 2016 nos Estados Unidos, um aumento de 21,4% em relação a 2015, disse o informe dos CDC.

Foto: Chicago Tribune

Opções de privacidade