fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Bactérias 'do bem' auxiliam em diversos processos do corpo

Elas auxiliam na manutenção do equilíbrio da flora intestinal, da boca e órgãos genitais, evitando a entrada de organismos invasores e patogênicos

Por G1, São Paulo

Nem sempre muita higiene é sinal de boa saúde. Foi o que mostrou o Bem Estar desta quarta-feira (1) que contou com a participação do pneumologista Roberto Stirbulov e a infectologista Ana Cristina Gales.

De acordo com os especialistas, precisamos de algumas bactérias no nosso corpo. Elas auxiliam em diversos processos, inclusive na manutenção do equilíbrio da flora intestinal, da boca e órgãos genitais, evitando a entrada de organismos invasores e patogênicos.

Água e sabão são o suficiente para a limpeza, tanto da casa quanto das mãos. Claro que se a pessoa tiver um problema imunológico ou infecção, ela deve seguir a recomendação do profissional da saúde.

E as mãos? As mãos são os veículos que trazem bactérias estranhas ao corpo. Lavar com sabão normal é o suficiente para remover a maioria das bactérias. Outra alternativa é usar o álcool com concentração acima de 60%.

Produtos de limpeza x problemas respiratórios
Uma pesquisa revelou que mais da metade das pessoas que trabalham com produtos de limpeza têm algum problema respiratório. “Muitos componentes são irritantes ou sensibilizantes de vias aéreas. Dependendo da dose, composição química, isso pode resultar no aparecimento de sintomas ou de doenças respiratórias”, explica o pneumologista e chefe de medicina da Fundacentro Eduardo Algranti.

Um outro estudo publicado na Noruega mostrou que o uso frequente de produtos de limpeza, especialmente em spray, pode prejudicar os pulmões. Chega a aumentar em 40% o risco de asma.

Uma dica dos especialistas para não se intoxicar com produtos é nunca borrifar direto no vidro, por exemplo. Borrife primeiro no pano. Também não é indicado misturar produtos. E a última dica: use sempre a proteção adequada (óculos, luvas, máscara).

Foto: Augusto Carlos/TV Globo