fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Vírus recentes responsáveis por surtos na Ásia 'sequestram' defesas contra o câncer, diz estudo

Os henipavírus se reproduzem no organismo humano quando interrompem mecanismo de defesa das células contra mutações, diz estudo publicado na ‘Nature Communication’ nesta sexta-feira (3)

Por G1

Cientistas demonstraram em estudo que os henipavírus “sequestram” mecanismo usado pelas células para combater danos ao DNA e prevenir mutações que deflagram formas de câncer. A pesquisa abre espaço para o entendimento de como infecções estão relacionadas ao câncer.

A pesquisa foi publicada nesta sexta-feira (3) na “Nature Communications” e foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Monash (Austrália).

Os henipavírus estão entre os mais letais vírus conhecidos pelo homem e não têm tratamentos eficazes. Transmitidos por animais selvagens, dois deles são mais conhecidos: o Hendra, letal para humanos e cavalos, e o Nipah, com casos registrados no leste e sudeste da Ásia.

Os vírus constam em uma lista da Organização Mundial da Saúde de micro-organismos prioritários que devem ser objeto de mais pesquisas científicas.

Gregory Moseley, pesquisador da Universidade de Monash e um dos autores do estudo, explica que os henipavírus, conseguem se reproduzir quando infectam a célula e sequestram um mecanismo usado por elas para prevenir mutações prejudiciais ao organismo.

Eles enviam uma proteína para parte da célula — chamada nucléolo. Essa proteína viral interage com a celular e impede o mecanismo de reparação conhecido como ‘Treacle’.

O que são os hepanívirus?
O hendra e o Nipah se espalharam dos morcegos para outros animais e seres humanos, segundo estudos. Eles sugiram na década de 1990, com o Nipah envolvido em um surto na Malásia em 1998.

Segundo o especialista, as descobertas do estudo adicionam insights sobre como os vírus se comportam de maneira mais geral. A ideia é tanto trabalhar no desenvolvimento de uma terapia, quanto entender mecanismos do câncer.

Foto: Universidade de Monash