fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Mais de 40 mortes por ebola são confirmadas na Rep. Democrática do Congo

Sete profissionais de saúde que trabalham no controle da doença foram infectados

Por France Presse

Quarenta e uma mortes relacionadas à nova epidemia de ebola foram registradas no noroeste da República Democrática do Congo (RDC), informou nesta terça-feira (14) a Organização Mundial da Saúde (OMS). O país vive segundo surto da doença em 2018.

Cinqüenta e sete casos de Ebola foram identificados. Desses casos, 30 foram confirmados e 27 são prováveis.

Pela primeira vez desde o anúncio da epidemia em 1º de agosto, foi registrada uma morte fora da província de Kivu do Norte, na província vizinha de Ituri, segundo a fonte.

“É a primeira vez que a doença afeta uma zona muito povoada e em situação de conflito intenso”, afirmou a OMS em um comunicado. Sete profissionais de saúde também foram infectados com o Ebola.

“A OMS pede um acesso livre e seguro para que todos os atores envolvidos na resposta a esta epidemia possam atender as populações afetadas”, afirmou seu diretor-geral, dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao final de uma visita ao país.

As autoridades congolenses, por sua vez, informaram que equipes médicas em Beni e Mangina, epicentro da epidemia, começaram a usar a molécula terapêutica Mab114 para tratar os doentes.

“É a primeira molécula terapêutica contra o vírus a ser usada em uma epidemia de ebola ativa na República Democrática do Congo”, afirmaram as fontes.

Foto: REUTERS/Kenny Katombe/File Photo

Opções de privacidade