fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Atividade física ajuda a combater os sintomas da TPM

Os exercícios aeróbicos são os mais indicados, como corrida, caminhada, bicicleta, boxe, dança.

Por G1

Muitas mulheres sofrem com a famosa TPM (Tensão Pré-Menstrual). Segundo o Ministério da Saúde, a TPM atinge cerca de 80% das mulheres brasileiras. Cólica, inchaço, ansiedade, tensão, irritabilidade, dificuldade para dormir, alterações de humor são alguns dos sintomas.

A TPM não é frescura! E para amenizar os sintomas que aparecem nesse período, uma das dicas é fazer atividade física. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados, como corrida, caminhada, bicicleta, boxe, dança.

“A atividade aeróbica é mais indicada porque libera hormônios do bem-estar, como a dopamina e endorfina, e diminui os hormônios do estresse, como o cortisol”, explica o consultor do Bem Estar e preparador físico Marcio Atalla.

Além de todos esses benefícios, a perda de líquido e a ativação da circulação ajudam a diminuir o inchaço característico desse período. Outros sintomas que são minimizados: dor de cabeça, irritação e cólica.

Dança x TPM

A produtora de eventos Anne Lisboa encontrou na dança uma aliada contra a TPM. “A dança sempre me salva emocionalmente da TPM. Começa a dançar e desliga o botãozinho”. Nos últimos anos, ela adotou também a prática da ioga para combater o estresse e as cólicas menstruais.

A ginecologista Flávia Fairbanks explica que os inchaços, dores e alterações emocionais da TPM são causados pelo aumento dos hormônios estradiol e progesterona dias antes da menstruação. “A sensibilidade é que vai mudar. Tem mulheres que lidam muito bem com a oscilação hormonal. Outras são mais sensíveis e podem ter a síndrome completa”.

Os exercícios, principalmente os que movimentam o corpo, estimulam a produção de outros hormônios, como a endorfina, que trazem a sensação de bem-estar. É por isso que, quando dança, fica tudo bem para a Anne. “A dança traz um contato comigo mesma, de autoconhecimento, de leveza, de respiração. É quase uma oração”.

 

Foto: YakobchukOlena/Thinkstock/Getty Images