O diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reiterou que ainda não se sabe o quanto eles podem disseminar a doença. Diretor de emergências, Michael Ryan, também comentou sobre a chegada do inverno na região
Por G1
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou, nesta quarta-feira (10), que pacientes sem sintomas de Covid-19 podem transmitir a doença. O que ainda não se sabe, reiterou Tedros, é o quanto eles disseminam a doença.
“Desde o início de fevereiro, dissemos que pessoas assintomáticas podem transmitir a Covid-19, mas precisamos de mais pesquisas para estabelecer a extensão da transmissão assintomática. Essas pesquisas estão em andamento, esclareceu Tedros.
Chegada do inverno
O diretor de emergências da organização, Michael Ryan, respondeu a uma pergunta sobre a chegada do inverno na América do Sul e uma possível piora na disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
“O vírus influenza tem uma estação no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul, e agora o Hemisfério Sul vai começar a época de influenza. Mas não sabemos se a Covid-19 vai se comportar da mesma forma”, lembrou.
Ryan também destacou que há uma diferença entre o clima temperado do Hemisfério Sul – de países como Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Chile, Argentina –, onde a época de maior circulação dos vírus influenza está ligada ao inverno.
Já na região central equatorial do Hemisfério Sul, o comportamento do vírus não é tão previsível, e a temporada de influenza tende a se espalhar.
Foto: Reprodução/Twitter WHO