fbpx

Setembro Amarelo 2020 – Uma campanha com apoio Anadem

A campanha nacional tem início em 1º de setembro. O mês foi escolhido de acordo com o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, que acontece em 10 de setembro

 

ANA BEATRIZ COSTA

 

Anualmente, 12 mil pessoas cometem suicídio no Brasil. No mundo, o número chega a 1 milhão. A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza desde 2014, no País, o Setembro Amarelo, campanha que é destacada especialmente no dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e deve ser lembrada durante todo o ano.

O Setembro Amarelo relembra que 96,8% dos casos de suicídio estão atrelados a transtornos mentais: em primeiro lugar a depressão, seguido de transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), juntamente com diversas outras instituições, muda de cor neste mês, todos os anos, em apoio a esta campanha.

Se você acha que está passando por problemas relacionados a saúde mental ou conhece alguém que está enfrentando estas dificuldades e precisa de ajuda, entre em contato com o Centro de Valorização a Vida (CVV) pelo número 188 ou acesse cvv.org.br. Eles oferecem apoio emocional 24h por dia. Para também fazer parte desta campanha, acesse: setembroamarelo.com.

 

Opções de privacidade