fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Testar para Covid-19 apenas pessoas com "tríade de sintomas" é insuficiente

Para diagnosticar mais casos, especialistas do Reino Unido defendem que aqueles com sintomas como fadiga, diarreia, dor de garganta e de cabeça também façam testes PCR

Por Revista Galileu

Uma nova pesquisa liderada por pesquisadores da Universidade King’s College de Londres, no Reino Unido, e publicada no Journal of Infection no dia 12 de fevereiro sugere que restringir o teste à “tríade clássica” de sintomas da Covid-19 (tosse, febre e perda do olfato, que é necessária para a elegibilidade para um teste de PCR, pode acabar excluindo alguns casos da doença. Isso porque é necessário estender a lista e incluir fadiga, dor de garganta, dor de cabeça e diarreia — o que, de acordo com os especialistas, teria detectado 96% dos casos.

Foram analisados dados de mais de 122 mil usuários adultos do Reino Unido por meio do aplicativo ZOE COVID Symptom Study. Esses usuários relataram ter experimentado um dos sintomas potenciais da Covid-19, sendo que 1.202 deles relataram ter um resultado positivo para o teste PCR dentro de uma semana após se sentirem mal pela primeira vez.

Testar pessoas com qualquer um dos três sintomas “clássicos” teria detectado 69% dos casos sintomáticos, com 46 pessoas com teste negativo para cada pessoa diagnosticada. No entanto, o teste de pessoas com qualquer um dos sete sintomas principais — tosse, febre, anosmia, fadiga, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia — nos primeiros três dias da doença teria detectado 96% dos casos sintomáticos. Nesse caso, para cada pessoa com a doença identificada, 95 teriam teste negativo.

Os pesquisadores também descobriram que os usuários do Symptom Study App eram mais propensos a selecionar dor de cabeça e diarreia nos primeiros três dias dos sintomas, e febre durante os primeiros sete dias, o que reflete diferentes momentos dos sintomas no curso da doença. Dados do aplicativo ZOE mostram que 31% das pessoas que estão doentes com Covid-19 não apresentam nenhum sintoma da tríade dos estágios iniciais da doença, quando é mais infecciosa.”

“Sabemos desde o início que apenas focar nos testes da tríade clássica de tosse, febre e anosmia deixa de lado uma proporção significativa de casos positivos. Ao convidar todos os usuários que registrarem quaisquer novos sintomas para fazer um teste, confirmamos que existem muitos outros sintomas de coronavírus”, disse, em nota, Tim Spector, da Universidade King’s College de Londres. “É especialmente importante com novas variantes que podem causar sintomas diferentes. Para nós, a mensagem para o público é clara: se você estiver se sentindo mal recentemente, pode ser Covid e você deve fazer um teste.”

Foto: Mufid Majnun / Unsplash