fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Em altas temperaturas, Sars-CoV-2 é neutralizado em menos de 1 segundo

Experimento expôs solução com coronavírus a um calor de 72ºC e conseguiu reduzir a quantidade do microrganismo em 100 mil vezes

Por Revista Galileu

Por meio de experimentos em laboratório, uma equipe liderada pela Texas A&M University, nos Estados Unidos, conseguiu neutralizar o vírus Sars-Cov-2, ao aquecê-lo a uma temperatura de 72ºC, durante apenas meio segundo. O resultado revelou que sob tais condições o coronavírus não é mais capaz de infectar seres humanos.

A pesquisa será publicada na edição de maio do jornal científico Biotechnology and Bioengineering. Embora a técnica de neutralização do vírus causador da Covid-19 já tenha sido demonstrada em estudos anteriores, a descoberta é importante por mostrar que isso pode ser feito com sucesso em bem menos tempo.

Até então, o coronavírus só havia sido neutralizado no calor durante períodos de 1 a 20 minutos. Porém, o tratamento térmico em longo tempo acaba sendo mais difícil e mais caro. A novidade traz uma alternativa bem mais rápida, que pode ser aplicada para evitar a transmissão aérea da doença, segundo os pesquisadores.

O método poderá ser implementado em aparelhos de aquecimento, ventilação e ar condicionado, por exemplo. E mais: poderá servir para neutralizar outros tipos de agentes infecciosos que também se espalham pelo ar, como o vírus da gripe.

O processo funciona da seguinte maneira. Primeiro, um tubo de aço inoxidável, contendo a solução com o coronavírus, é esquentado a uma alta temperatura de 72ºC. Em seguida, esse tubo é resfriado muito imediatamente, o que permite que ele tenha sido aquecido por apenas um curto período de tempo.

Em apenas meio segundo de aquecimento, os pesquisadores conseguiram reduzir a quantidade de Sars-CoV-2 na solução em 100 mil vezes. “O impacto potencial [da pesquisa] é enorme”, afirma otimista, Arum Han, o cientista líder do estudo, em comunicado.

No futuro, a equipe pretende usar seus resultados para construir um chip de testes com base na teoria microfluídica, uma área multidisciplinar que une engenharia, física, química, biologia e nanotecnologia.

O invento poderá permitir o tratamento térmico do Sars-CoV-2 por períodos extremamente curtos, como, por exemplo, algumas dezenas de milissegundos. A expectativa é facilitar o processo de inativação do agente infeccioso, evitando que ele se dissemine.

Foto: Matthew Linguist / Texas A&M Engineering