fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Farmacêuticas sugerem que Escócia faça testes genômicos em todos os pacientes com câncer

Grupo criado por farmacêuticas recomenda que a Escócia realize testes genômicos em todos os pacientes com câncer para avaliar terapias de precisão

Por Futuro da Saúde

Na Escócia, o Scottish Precision Medicines Industry Group (SPMIG), grupo formado por AstraZeneca, Lilly, Novartis e Roche e que representa empresas farmacêuticas que vendem terapias de precisão para o câncer, formulou um documento que recomenda ao NHS Scotland (Serviço Nacional de Saúde, em tradução livre) a execução de testes genômicos para todos os pacientes com câncer no país. A ideia por trás da recomendação é identificar pacientes que poderiam receber um tratamento já disponível e encaminhar outros para ensaios clínicos de desenvolvimento de novas terapias.

A medicina de precisão avança no mundo e os testes genômicos apresentam um papel fundamental nesse processo. A partir do mapeamento do genoma, as informações presentes no DNA de um indivíduo são encontradas, possibilitando o rastreamento e risco de desenvolvimento de determinadas doenças, além de auxiliar na criação de novos medicamentos.

Nesse sentido, segundo o grupo, a disponibilização dos testes auxiliaria na identificação de pacientes elegíveis para se inscreverem em ensaios clínicos de terapias de precisão, uma vez que esses tratamentos só podem ser utilizados quando há um teste de diagnóstico que identifica se a composição genética do câncer do paciente é apropriada.

O SPMIG sugere que o governo da Escócia e o NHS, além de pacientes, acadêmicos e a indústria farmacêutica, façam um trabalho conjunto. O grupo incluiu em suas propostas testes genômicos para cada tipo de câncer no momento em que o paciente recebe o diagnóstico, além da elaboração de um processo que garanta o acesso a diagnósticos complementares assim que uma nova terapia for disponibilizada.

Além dos testes genômicos, o grupo também recomendou uma renovação dos laboratórios genômicos escoceses, apoio à força de trabalho e investimento em um único sistema nacional de dados com capacidade para incorporar o papel dos laboratórios na pesquisa de medicamentos de precisão. Em resposta, o governo da Escócia comunicou ao parlamento que trará mais detalhes até o fim do ano e publicará uma estratégia genômica em 2023.

Foto: Reprodução/Futuro da Saúde