fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Frente Parlamentar Mista da Medicina é relançada em Brasília

Evento marcou início dos trabalhos da nova legislatura e contou com presença do presidente da Anadem; FPMed defende e estimula a prática da medicina de qualidade e busca fortalecer serviços médicos no Brasil

ANDREW SIMEK

Brasília (DF), 23 de março de 2023 – Em um jantar oferecido na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr), com o apoio da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), foi relançada, ontem (22), uma nova formação da FPMed (Frente Parlamentar Mista da Medicina). Diversos parlamentares, entidades médicas e profissionais de saúde participaram do evento.

O senador e presidente da Frente, Dr. Hiran Gonçalves (PP/RR), deu início às falas celebrando as recentes conquistas do grupo parlamentar, como a manutenção de três vetos presidenciais e derrubada de outros quatro e a criação de dois grupos de trabalho. “Destacamos, ainda, medidas como promulgação da lei que institui o Revalida, a chamada ‘moratória das escolas médicas’, e a lei que institui o programa Médicos pelo Brasil”, disse.

De acordo com o último levantamento disponibilizado pela Frente, em 2021, foram 3.916 proposições monitoradas e 1.986 apresentadas; 366 proposições arquivadas ou retiradas; e 42 proposições aprovadas – todas favoráveis ao desenvolvimento da medicina no Brasil.

Ao reconhecer a importância da Frente para a população brasileira, o presidente da Anadem, Raul Canal, garantiu apoio para os próximos anos. “Sempre oferecemos suporte de forma institucional e, por vezes, econômico”, disse. Ele finalizou afirmando que “são bandeiras que não defendem apenas o médico, mas, sobretudo, a saúde pública de qualidade no Brasil.”

A FPMED

A Frente Parlamentar foi lançada em 18 de outubro de 2017, com o objetivo de defender e estimular a prática da medicina de qualidade, resultando em melhor atendimento e mais saúde aos pacientes. Ela também visa ao fortalecimento dos serviços médicos no País. São centenas de deputados federais e senadores da República que compõem o movimento.

Entre as principais demandas para a legislatura que se iniciou recentemente, a Frente elencou os seguintes temas: qualidade do ensino nos cursos de medicina; a carreira única de médico de estado; piso salarial dos médicos e aumento da remuneração das bolsas de residência médica; e modernização da legislação do SUS.