fbpx

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H: 0800 61 3333

Anadem reforça luta pela enfermagem em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Evento promovido pelo deputado distrital Jorge Vianna reuniu representantes da categoria, integrantes do governo do DF e parlamentares em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem e Dia do Enfermeiro

Brasília (DF), 10 de maio de 2024 – Em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem e Dia do Enfermeiro, comemorado no próximo domingo (12), o deputado distrital Jorge Vianna (PSD/DF) promoveu uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na noite de ontem (9). O presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), Raul Canal, participou da mesa da solenidade.

Em seu discurso, Canal relembrou o empenho da maior rede de blindagem profissional do Brasil pelas pautas da enfermagem, como a instauração do piso salarial. “Acompanhamos de perto e lutamos pelas causas que trazem mais qualidade de vida e valorização para esses profissionais tão importantes para a saúde brasileira”, disse. A Anadem também é a favor da redução da carga horária para 30 horas semanais.

Jorge Vianna, que também é enfermeiro, abordou a luta pela melhoria das condições de trabalho da categoria. “Muitas vezes eles enfrentam longa jornada e grande pressão, enquanto continuam a fornecer cuidados de alta qualidade aos pacientes. Por isso, venho lutando pelo estabelecimento de um piso salarial digno para esses trabalhadores, reconhecendo a grande importância de seu trabalho para o funcionamento eficaz do sistema de saúde”, explicou.

ANADEM PELOS ENFERMEIROS

A participação da Anadem já é tradicional em sessões solenes que homenageiam profissionais de saúde na CLDF e na Câmara dos Deputados.

A instituição acompanhou a tramitação do Projeto de Lei (PL) n.º 2.564/2020, que instituiu o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. A proposta definiu como valor mínimo inicial para enfermeiros R$ 4.750; 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Regularmente também são produzidos materiais específicos para a categoria, como o manual de estudo “Enfermagem de alta performance”, disponível gratuitamente na aba Conteúdo do site da Anadem. Além disso, a Universidade Corporativa Anadem (UCA) conta com o Curso de Aperfeiçoamento em Liderança na Enfermagem.