CURSOS
Curso: híbrido
Horário de realização para as disciplinas no formato presencial
Sexta-feira: 14h às 21h
Sábado: 8h às 14h
Total: 13 horas em sala de aula
Horário de realização para as disciplinas no formato remoto ao vivo
Disciplinas de 8 horas: 2 encontros
Segunda-feira e terça-feira: 18h30 às 22h
Total: 7 horas em sala de aula virtual
Disciplinas de 15 horas: 4 encontros
Segunda-feira e terça-feira:18h45 às 22h
Total: 13 horas em sala de aula virtual
Carga horária do curso
360 horas
Início
Abril de 2023
Término
Setembro de 2025
Geral:
A exigência cada vez maior dos pacientes e a competitividade do
mercado da saúde fazem com que uma nova perspectiva da gestão na saúde seja
avaliada. Para tanto, a Fundação Dom Cabral (FDC) desenvolveu a Pós-Graduação
em Gestão de Negócios da Saúde. A Pós está embasada em conceitos de Governança,
Compliance, Planejamento Corporativo e Assistencial, Segurança e Experiência do
Paciente. Tem como objetivo desenvolver profissionais da saúde, como médicos,
enfermeiros, fisioterapeutas e outros, assim como administradores e demais
profissionais que atuem na gestão de empresas e de instituições da saúde, para
superar os desafios deste novo cenário que se delimita.
Curso indicado para profissionais da área da saúde que buscam por especialização na área de negócios e gestão.
Também é ideal para quem já atua na área da saúde, como administradores e gestores, e que deseja ainda mais conhecimento e capacitação.
O programa de Pós-Graduação foi construído pela FDC, sob a orientação
técnica do professor Guilherme Lycarião, e está organizado em cinco módulos
sequenciais. Os módulos preveem entendimento e fortalecimento lógicos do
raciocínio dos participantes, em relação à gestão na área da saúde,
desenvolvendo competências para que possam encaminhar suas instituições para um
outro nível de atenção aos pacientes.
MÓDULO
I –
Visão Sistêmica da Organização no Novo Cenário da Saúde
1 –
Análise Ambiental e Visão Estratégica em Saúde
2 –
Visão Integrada da Cadeia de Valor em Saúde
3 –
Transformação Digital na Saúde
MÓDULO
II –
Estratégia Corporativa em Saúde
1 –
Sistemas de Saúde, Normas Éticas, Judicialização na Saúde e Bioética – Um
Contexto da Saúde no Brasil
2 –
Governança Corporativa e Compliance na Saúde
3 –
Auditoria e Controles Internos nas Organizações e Saúde
4 –
Inteligência Competitiva na Saúde
5 –
Estratégias Comerciais e de Marketing no Setor da Saúde
6 –
Comunicação Corporativa
7 –
Performance Organizacional
8 –
Imagem e Reputação Corporativa
9 –
Gestão Estratégica de Custos Hospitalares
10 –
Finanças e Análise de Investimentos
MÓDULO
III –
Desenvolvimento de Projetos
1 –
Gestão de Projetos
2 –
Gestão de Mudanças
3 –
Apresentação da Metodologia dos Projetos Aplicativos
MÓDULO
IV
– Estratégia Assistencial
1 –
Governança Clínica
2 –
Gestão de Riscos Assistenciais e Segurança do Paciente
3 – Desenvolvimento
de Lideranças e Equipes de Alta Performance
4 –
Implementação de Processos Lean e Metodologias Ágeis
5 –
Análise de Performance e Tomada de Decisão
6 –
Experiência do Paciente e do Profissional de Saúde
7 – Educação
Permanente e Melhoria Contínua em Saúde
8 – Modelos
de Sustentabilidade na Saúde
9 –
Hotelaria para Experiências Customizadas do Paciente
10 –
Farmácia e Suprimentos para Apoio Integrado à Assistência
MÓDULO
V – Aplicação
da Aprendizagem Apresentação
Apresentação
dos Projetos Aplicativos, em Banca, composta pelo professor, orientador e
convidados.
Inscrição
25 mensalidades de R$ 1500,00.